Meio Bit Games

Dori Prata's picture

PSP estaria enfrentando problemas?

doriprata_12.06.08 Há alguns dias eu venho acompanhando a situação do PSP perante a indústria de games e embora o portátil esteja no topo da lista dos videogame mais vendido do Japão nas últimas semanas, alguns fatores podem indicar que o aparelho estaria com seu futuro comprometido. Quero deixar claro que não estou decretando o fim do Playstation Portable, mas gostaria de deixar o leitor por dentro do que tenho lido pela imprensa estrangeira ultimamente.

Para começar, é notória a falta de títulos de alta qualidade para o portátil recentemente. Tirando os God of War: Chain of Olympus e o Crisis Core: Final Fantasy VII, o videogame está praticamente às moscas de uns meses para cá e mesmo os lançamentos menores produzidos pelas third party praticamente se esgotaram.

E por falar em GoW: Chain of Olympus, a Ready at Dawn,  produtora do jogo, anunciou recentemente que está abandonando a plataforma. Segundo os responsáveis pela companhia, com o lançamento do jogo do Fantasma de Esparta eles chegaram ao fim de um ciclo. Eles alegam ainda que estão focados em novos projetos para outros videogames e que gostam de fazer uma coisa de cada vez. Outro motivo dessa saída seria também a pirataria muito forte no PSP.

Quem também decidiu dar uma cutucada no videogame foi a Ubisoft, alegando que o baixo número de lançamentos para ele se dá em razão da Sony estar desapontada com o baixo número de vendas do PSP e não saber o que fazer para mudar a situação. A empresa francesa acredita que a Sony deveria mostrar quasi são seus planos para as produtoras e fazer com que elas invistam mais na plataforma. Mesmo assim a Ubisoft garantiu que continuará dando suporte ao PSP e que possui 12 jogos em desenvolvimento para este ano fiscal.

Portanto, acho que ficou claro que o PSP está vivendo um momento de indefinição. Mesmo estando na frente de seu direto concorrente nas vendas recentes, a vantagem do portátil da Nintendo ainda é muito grande e além do fato da pirataria fazer uma grande ferida no número de vendas de jogos, algumas produtoras parecem estar insatisfeitas com algumas decisões da Sony.

A pergunta que fica é: Será que a gigante japonesa estaria deixando seu portátil em segundo plano? 

Notícias relacionadas

disse em Sex, 13/06/2008 - 10:47

Acho que o PSP está com problemas sim. Fora o Secret Agent
Clank, acho que não tem nem muitos jogos first party
saindo nos próximos tempos.
Talvez a Sony esteja com problemas pra administrar tantos
consoles. E acho também que o começo meio capenga do PS3
contribuiu pra que o PSP ficasse meio em segundo plano.
Mas não acho que o problema seja a pirataria. O Nintendo
DS é talvez até mais fácil de rodar jogos piratas que o PSP.
O PS2 e o PS1 também tinham o problema da pirataria, e fizeram
muito sucesso.
Acho que talvez o público alvo e o apelo do videogame tenham
a ver com isso. O PSP é um excelente tocador de video, e talvez o número de usuários que gostam de jogos está abaixo
do previsto.

malcan's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 10:47

Infelizmente, sim. Acredito que a Sony só irá se preocupar com o playstation 3, que é sua plataforma mais cara, e portanto, que precisa dar um retorno maior em vendas.

Assinatura?? Só com a presença dos meus advogados!

vhscampos's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 10:52

A Nintendo passou por isso em duas gerações seguidos no mercado de consoles, e sobreviveu. Agora é a vez da Sony mostrar que pode dar a volta por cima.

PSP pra mim sempre foi um cachorro morto.

disse em Sex, 13/06/2008 - 10:54

Eu, como recente usuário do PSP, realmente não gostaria que as produtoras (ou mesmo a Sony) abandonasse o portátil! O PSP é um portátil com MUITA capacidade.... Um dos motivos por ter escolhido ele foi, principalmente por ele rodar nativamente jogos de PS1 e pela cena de desenvolvedores alternativos (homebrew).

Agora a pirataria realmente deve ser algo a se considerar. Embora eu tenha um Firmware Custom no meu psp, tento (memso aqui no brasil e seu custo absurdo) comprar apenas jogos originais pro meu portátil predileto! As vezes as pessoas que baixam ISOs/CSOs pela net não imaginam que podem estar colaborando para o fim de uma plataforma. Concordo que chegar a pagar R$199 em um jogo de PSP é extremamente abusivo. (visto que o mesmo jogo custa US$40 lá fora)

Eu acho que a Sony, nem as produtoras deviam desistir de um portátil com a capacidade do PSP! Se bem que, como dono de um, sou suspeito a dizer... E o pessoal devia ter mais consciencia na hora de baixar um game ao invés de comprá-lo... E os impostos no Brasil são muito altos... E... Vcs entenderam...

GS_Player's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 12:59

Tenho um colega que uma vez me disse, há muito tempo, que queria um GameCube, mas não comprou porque NÃO tinha jeito de jogar jogos piratas (depois eu dei uma pesquisada e ele estava errado, tem como desbloquear GC sim).

Ai agora o psp não vendeu nem metade do DS, quase 1/3, e as produtoras estão se afastando do portátil pela facilidade de se jogar jogos piratas nele (a sony praticamente "jogou" isso em cima do seu produto!).

Meio irônico não? A Nintendo tentou proteger ao máximo os produtores ao usar mini-dvd no GC e a Sony, ao contrário, protegeu menos os produtores.

A Sony não está tentando agradar os produtores e nem fez uma grande inovação no modo de se jogar para seus clientes.

Não sei se isso é deixar em segundo plano, mas que devia dar mais atenção devia.

Bigode's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 17:35

A sony fez tudo que podia pra proteger o bichinho, essa parada de que eles apoiam a pirataria é balela. Eles só apoiam a pirataria quando ELES pirateiam, simples assim.

"This isn't a videogame," he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. "This is a movie. I don't want a movie. I want a game." The interminable introductory cinematics weren't even half over at that point.

Rocky's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 13:05

O problema do PSP assim como o PS3 é que o unico atrativo são graficos, eles deixaram a inovaão de lado para aumentar o poderio gráfico e estão colhendo os frutos disso. Vai chegar a hora que o poderio grafico atingira um limite onde pouca diferença fará e a Sony Games estará condenada.

disse em Sex, 13/06/2008 - 14:34

Concordo aqui, e isso justifica a falta de títulos bons pro portátil.

Se virem na imprensa internacional, o DS é talvez o console que mais tem jogos de ótima qualidade de todos os tempos. Realmente, há muito jogo bom pra ele.

É uma pena se a Sony estiver abandonando o PSP. O portátil é muito bom e com capacidade mesmo, mas tá faltando criatividade aí. Sem falar que foi essa concorrência que fez com que ótimos títulos surgissem.

A morte do PSP pode trazer péssimos títulos pro DS a longo prazo.
___________
http://nodoadouniverso.wordpress.com
http://cybergalo.wordpress.com

GS_Player's picture
disse em Seg, 16/06/2008 - 19:19

Não acho que o PSP irá "morrer", pelo menos espero que não. Concordo com vc, com a "morte" dele os produtores iam dar uma relachada nos jogos de DS!

Dori Prata's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 14:50

Mas isso não é problema do PSP, PS3 ou seja láque console for, isso é problema das produtoras. Só para citar jogos do PSP, há LocoRoco, Patapon, Lumines, Tokobot e acho que esses jogos mostram que mesmo uma plataforma tendo um grande poder de processamento, é possível fazer jogos diferentes para ela.
____________________
If you didn't care what happened to me,
and I didn't care for you

GS_Player's picture
disse em Ter, 17/06/2008 - 13:15

Concordo com você. O atrativo principal do PSP e do PS3 é a melhora nos gráficos.
E em um post mais recente (http://games.meiobit.com/turok-ps3-x-x360), mostra a vantagem gráfica que os jogos do xbox60 tem sobre a versão do ps3 tbm, na verdade foram feitos para o 360 e depois adaptados ao PS3 (coisa que eu não sabia), e o resultado é um diferença na qualidade dos jogos do PS3: o exemplo do vídeo mostra que a versão de PS3 parece sem brilho, sem cor, "cinzenta", se comparada a versão do Xbox360.

Rodz's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 14:48

Menos pessoal. A Sony é a Sony. Ela é só a empresa por trás do maior sucesso do mundo dos games (e talvez, do mundo do entertrenimento), o PS2.

Colocar o PSP e o PS3 no mesmo saco é, no mínimo, inocência. Embora adore o PSP, acho que realmente ele pode acabar ficando pra trás sim. Talvez com um uso mais criativo da integração dele com o PS3 isso fique amenizado, mas realmente ele precisa de jogos mais "simples", por incrível que pareça. Sua principal característica é exatamente o seu maior problema: O poderio gráfico. As produtores tendem a fazer jogos grandes, complexos, como os de um console mesmo. E isso não funciona bem em portáteis. Basta ver o DS e seus joguinhos simples, mas que fazem um sucesso danado.

Agora, quanto ao PS3, não há o que se falar. É o sucessor direto do PS2 e é, a longo prazo, o console que veio pra ficar. Analistas acreditam que até o fim do ano ele já deixa o Xbox para trás em número de vendas de consoles. Ele é o console com mais lenha pra queimar até o fim dessa geração.

vhscampos's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 15:19

Pago pra ver o PS3 superar o Xbox 360.

disse em Sex, 13/06/2008 - 18:48

Eu acho que a venda de jogos lucra mais que a do vg, nesse quesito duvido o ps3 superar o 360.
Sem contar que o MS tá feliz da vida com a live dela que dá um dinheiro monstruoso pra ela.
Mesmo que o ps3 possa vir um dia a superar o 360 em vendas de console, isso não fará com que ele de mais lucro que o 360.

Eduardo Aguiar's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 15:18

Quem fala mal do PSP não conhece o potencial do bichinho. O que faz ele se destacar pra mim é o modo multiplayer. Só aqui na minha empresa tem 5 donos felizes de PSP. Fazemos torneios direto e é extremamente divertido e gratificante. No meu circulo de amigos varios tem e jogamos muito. Até minha namorada tem um, mas detesto jogar com ela. Só faço apanhar em Bleach 4. =/

Existem muitos jogos sim, muitos títulos bons. E eu já estou de saco cheio de ler que console tal vendeu mais que o outro. Vou repetir o que ja disse antes em outros foruns: maior numero de consoles não significa melhor qualidade. Ja pude jogar com o DS e não trocaria pelo PSP de forma alguma. O DS pode vender 1000x mais e nem por isso ele vai ser uma plataforma melhor.

GS_Player's picture
disse em Sáb, 14/06/2008 - 00:13

O que se sobressai no psp é o modo multiplayer? Por que, no DS não tem multiplayer não?
O ponto forte do psp certamente são os gráficos, que são bem melhores em comparação ao DS, mas dizer que é o multiplayer (tsc, tsc).

E também depende do jogo que você joga, por exemplo: jogar um FPS (jogo de tiro em primeira pessoa) no DS é muito melhor que jogar no PSP, assim também no multiplayer.

O bom do PSP são os gráficos e ver vídeos (navegar na internet no PSP e no DS não é lá essas coisas, principalmente no PSP, que você tem que "selecionar com botões" as teclas dos sites).

Tem gente que via espernear, mas tem coisas que dá pra fazer tanto no PSP quanto no DS:
-Aparelho para ver TV Digital
-Skype
-MSN
-Acessórios como calculadora e texto

A qualidade da imagem de TV no psp seria melhor, mas em contrapartida é mais fácil usar os outros aplicativos no DS.

Eduardo Aguiar's picture
disse em Seg, 16/06/2008 - 12:16

Eu estou dizendo que o modo multiplayer faz o PSP brilhar. Nem sequer considerei o DS. As comparações entre os dois é perca de tempo. Sempre vai haver um fanboy dizendo que o outro também faz igual ou melhor.

malcan's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 16:33

tá, e no ds não dá pra jogar em grupo também???

Assinatura?? Só com a presença dos meus advogados!

disse em Sex, 13/06/2008 - 19:01

É bom que decidam o que fazer, pois eu estou indo pros EUA e pretendo pegar um.

Vários jogos como GTA, GoW entre outros são muito bons, eu não quero ter que comprar um DS pra jogar com akeles jogos horríveis.

Por favor PSP don't die =(

GS_Player's picture
disse em Sáb, 14/06/2008 - 01:16

Todo console tem jogos ruins e jogos ótimos, falar que o PSP só tem jogos ruins ou só jogos bons ou falar o mesmo do DS foge completamente da realidade.
Existem muitos títulos de sucesso entre os dois. Para um jogo ser bom, além de gráficos se espera algo novo e divertido, se isso for atendido o jogo será bom independente da plataforma.

Mas já que vc disse que o DS tem jogos horríveis, vou citar só alguns e quero ver você me dizer que são horríveis:
-The World Ends with You (não joguei, mas um colega meu disse que entre 0 e 10 ele daria nota 1000!)
-Professor Layton and the Curious Village (pqp! eu joguei este jogo e com certeza absoluta posso dizer que é um dos jogos com melhor história que já vi! Minha irmã, que não costuma jogar no meu DS [até pq é meu, rsrs, brincadera] ela tbm jogou este jogo e ela chorou no final! E não acho isto um exagero, pois a relação que você cria com este jogo é algo incomparável, eu não cheguei a chorar, óbvio, mas o jogo é emocionante no final).
-Mario Kart DS (sem comentários, simplesmente não tinha como não citar).
-Zelda Phantom Hourglass e Ninja Gaiden Dragon Sword (ótimos gráficos, jogabilidade nota mil e muita diversão, tá bom ou quer mais?)
-Elite Beat Agents - EBA (Esse jogo merecia um prêmio, sem exagero. Com um produtor não tão famoso, INIS, o jogo arrebenta e passa outros de grandes produtoras. Esse é simplesmente um jogo que eu te aconselho a não deixar de jogar em sua vida! Vale a pena, é a maior comédia! O jogo passa uma sensação de desafio que você não ve por ai tão facilmente! A cada história fica mais difícil!Recomendadíssimo!).
-LostMagic (Talvez nem tão conhecido, mas é um ótimo rpg, leia as críticas sobre ele! Com um método totalmente de se jogar, você pode usar magias de um modo completamente diferente! Uma lista enorme de magias elementais! Cada uma com seu simbolo. No jogo tbm é possível
"dominar certos monstros", usando-os a seu favor. Ótimo jogo, vale a pena conhecer. A única coisa que eu não gostei nele é que de vez enquando os carinhas falam mais doq deveriam hehehe, mas a história é muito boa tbm!).
-Final Fantasy Crystal Cronicles: Ring of Fates (Sem comentários, simplesmente sensacional).
-Pokemon Diamond/Pearl (Ok, ok, eu sei que já tem muitos pokémons xD. Pra falar a verdade eu só sei os nomes até a versão Ruby/Shapphire/Emerald, então uns 300 e tantos! Preciso me acostumar ainda com os desta versão xD!)
-Super Mario 64 DS (só a Nintendo mesmo pra revitalizar um jogo de 64, estruturando apra o DS [nele você poder ser o Yochi!!] e fazer um baita sucesso!)
-Os dois Tony Hawk's (fazer o que! são muito bons também xD!)

Isso é pra citar alguns, queria falar de outros, como os 2 Castlevania (!!!), Phoenix Wright (!!!!), Crash of the Titans (leal tbm), Metroid Prime Hunters (!!), Lost in Blue (d+ tbm !!!!) e muitos outros, mas não ia caber :D. Isso é pra não falarem que um console não pode ter jogos bons (nenhum é assim, principalmente o DS, não falta jogos bons :D). Mas essa lista pode ser feita com qualquer console, assim como o 360, o Wii e o PS3 tbm tem seus títulos de sucesso.
Acabei fazendo uma listinha de jogos hehehe :P.

Thiago Aiacos's picture
disse em Sex, 13/06/2008 - 20:59

Dori Prata pergunTou:
"...Será que a gigante japonesa estaria deixando seu portátil em segundo plano?" SIM. creio eu q o foco deles esteje 90% no PS3.

Como q eu do quoTe no comentário de cima O.o?! digo, sem ter q clicar em responder, e apenas colocando um trecho doq foi citado antes.

-> onlY For The HORDE !!!

disse em Sex, 13/06/2008 - 21:29

Po, vocês falam da pirataria no psp, mas no nintendo ds é mais facil ainda. Enquanto pra desbloquear um psp envolve baterias modificadas, firmware e sei lá mais oq, a galera de ds simplesmente compra um cartucho magico, poe um sd card e roda deus e o mundo. quer mais facil??

Eu acho que a sony que não esta sabendo como lidar mesmo, ainda mais num nicho desde sempre dominado pela nintendo.

GS_Player's picture
disse em Sáb, 14/06/2008 - 00:20

Não acho que é mais fácil, mas, não é dificil jogar jogos piratas no DS.
Mas acho que a pirataria afeta mais o PSP porque em comparação com o DS o número de vendas não foi tão alto, e se a pirataria ainda é grande... Talvez seja isto que está fazendo que cada vez mais produtores desistam do PSP.

Mas mesmo com a pirataria no DS também, a Namco Bandai anunciou que vão lançar um jogo pra DS (já fizeram algum?)num futuro próximo, que eu mal posso esperar :P (é um jogo de Dragon Ball, RPG, e eu sou fan do desenho hehehe! E ainda vai ser estilo Zelda e Ninja gaiden: comando do personagem total pela stylus :D!).

Dori Prata's picture
disse em Sáb, 14/06/2008 - 08:59

Sem falar que no PSP o cara não gasta um centavo pra destravar o portátil.
____________________
Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

disse em Sáb, 14/06/2008 - 15:20

Só se ele conhecer alguém que tenha uma bateria de pandora e um ms com um programa específico. senão, se prepare pra contratar gente pra desbloquear. Isso sem contar os riscos de se danificar arquivos importantes e "brickar" o psp.

Stormbringer's picture
disse em Sáb, 14/06/2008 - 12:18

o PSP tem quantos anos? 5?
eu acho que a sony esta pensando no sucessor já, por isso ao "desdem"...

Xadrez online, Games, diversão? http://www.route10.com.br

kdoandre's picture
disse em Dom, 15/06/2008 - 12:10

Pô..
eu recém PSP-gamer, fico "meio assim" de ler essas coisas,
mas pra mim, como um amigo me disse uma vez,
não há como comparar DS com PSP, são dois portáteis distintos...
e como um cara citou aí em cima...PSP já ta passando da idade..
mas mesmo se as novidades diminuirem pro portátil, os títulos que já existem hj, pra mim, vão virar clássicos, e q vão demorar um bom tempo até eu 'enjoar' e parar de jogar..
e olha q pra eu e meus amigos (felizes com seus PSP's) o modo multiplayer vai ter vida muitoooo longaaaa ainda...

--
André Luiz de Paula

Eduardo Aguiar's picture
disse em Seg, 16/06/2008 - 12:13

Os recursos do PSP ainda estão sendo explorados e só começaram a alcançar seu potencial com God of War e o ultimo Final Fantasy. Falta realmente interesse da Sony e das produtoras, mas o potencial está lá.

GS_Player's picture
disse em Seg, 16/06/2008 - 19:24

E talvez não seja usado como poderia, como já estão aparecendo empresas parando de fazer jogos para ele. Acho que é a mesma coisa que considerar como morto (se vc for ver, já passou a geração do ps2 e não foi por isso que acabaram de fazer jogos).
O PSP vai morrer (morreu) antes do Play2??!?!



Design Wenetus