Meio Bit Games

Dori Prata's picture

Onde os casuais não têm vez

doriprata_03.05.08 Em entrevista concedida à New York Magazine, Dan Houser, vice-presidente da Rockstar e co-autor de GTA IV soltou o verbo e fez duras críticas aos jogos casuais.

"Sim, fod*** todas essas coisas ditas sobres os jogos casuais. Eu continuo achando que as pessoa querem jogos inovadores... Nós estamos esperançosos de que provaremos que existe muitas pessoas que procuram entretenimento de outra forma, aquelas que pensam que os games podem ter uma forma de narrativa que podem desafiar os filmes".

Quando uma empresa lança algum jogo que faz muito sucesso, é normal que os chefões abram a boca sobre os mais variados assuntos e nessas oportunidades, muitas vezes são ditas coisas que não deveriam. Em partes eu concordo com o comentário de Dan Houser, mas acho que a forma como ele se expressou pareceu arrogante.

Mas vocês perceberam o lado irônico desse comentário? Parece que o pessoal da  Rockstar esquece que uma grande parte (talvez enorme) dos jogadores da série simplesmente a jogam para poder ficar dando volta na cidade, atropelar e espancar pedestres. Não seria isso uma forma casual de se jogar seus jogos?

[via Kotaku]

Notícias relacionadas

disse em Sáb, 03/05/2008 - 07:43

Esse comentário foi mais uma puxação de saco pros hardcores. A maioria dos casuais nem entra em sites de notícias de games.

Dori Prata's picture
disse em Sáb, 03/05/2008 - 08:29

Vejam como são as coisas, após a guerra dos consoles, agora teremos a guerra dos casuais x hardcore XD
____________________
Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

disse em Sáb, 03/05/2008 - 14:18

E quem vence ela são os intermediarios, que se benificiam de ambos tipos. :p
-- eu.

Dark Fulgore's picture
disse em Sáb, 03/05/2008 - 08:37

Não sei da onde tiraram que GTA é Hardcore.
Até hoje só vi duas pessoas jogarem GTA pra fazer missões e tals.
O resto só joga pra matar, roubar carro, fugir da polícia e ainda faz o Cheats de armas e daqueles veículos secretos.

Talvez esse GTA IV mude isso, já que dizem que tem uma história boa.
Mas não acredito que vão conseguir desviar a mente "criminosa" dos jogadores de GTA tão fácil com uma história, que até mesmo pode estar longe do alcance desse tipo de jogador, já que não fazem nenhum esforço pra desobrir algo ou entender uma história complexa.

www.SpeedRuns.net
www.youtube.com/DarkFulgore

disse em Sáb, 03/05/2008 - 09:24

Tá aí uma verdade. Um colega tava me contando que ouviu de um guri de 10-12 anos ao comentar sobre Mario: "que Mario o que! Mario é jogo de velho, o negócio é GTA". E é isso mesmo. Em lan houses a gente via os moleques jogando só pra atropelar gente e fugir da polícia. E eu, apesar de jogar pra realizar as missões e zerar, me amarrava em ficar viajando e ouvindo música, só curtindo mesmo, descompromissadamente.

disse em Sáb, 03/05/2008 - 14:21

E eu achando que era o unico que ficava fazendo besteira no jogo durante HORAS e HORAS sem me cansar.. :)

NFSU2 por exemplo, gostava de bater de frente (literalmente falando) com os adversários que estivessem na minha frente.. (claro, a 200+km/h só para ver os carros voarem.. :))

fmpfmp's picture
disse em Sáb, 03/05/2008 - 10:57

Bom, então eu sou a terceira pessoa que você conheceu que jogou GTA seguindo as missões. Jogar GTA só pra matar e fugir de polícia é algo que não tem sentido algum, e não representa aquilo que tem de bom no jogo. Uma dica é jogar com jogo traduzido, tornam as coisa bem mais interessantes e fáceis.

fmpfmp's picture
disse em Sáb, 03/05/2008 - 10:50

Existe uma enorme diferença entre um jogo casual e um jogo que permite ações casuais. Nesse ponto eu concordo com ele sim, eu prefiro um jogo com conteúdo e que permita jogar Sinuca ou Tetris dentro dele, do que apenas jogar Sinuca e Tetris. Tetris acho que não tem em GTA IV, mas outros além de Sinuca sei que existem.

cafuin's picture
disse em Sáb, 03/05/2008 - 13:50

Eu também penso assim.

A "casualidade" dos GTA é um belo bônus. Eles capricham muito nas missões.

O caso também é que precisa ser melhor definido o que é um jogo casual.

A 1a coisa que me vem a cabeça pra jogo casual é aqueles joguinhos em flash pra jogar no browser. Mas sei que o conceito serve para jogos como Wii Sports.

disse em Sáb, 03/05/2008 - 16:05

Eu não consigo jogar GTA só pensando em um dos lados. Sempre que eu jogo eu costumo fazer missões e pra a história não acabar muito rapido tem horas que eu dou um intervalo nas missões, salvo o jogo pra não perder minhas armas e começo a dar uma de maníaco pela cidade matando todo mundo que vejo na frente.

Uma coisa é certa, GTA não faria tanto sucesso se o jogo fosse 100% focado em missões, mas tem horas que vagar pela cidade sem motivo algum também cansa.

disse em Sáb, 03/05/2008 - 20:59

Ele só pode estar de sacanagem.
Chamar GTA 4(QUATRO) de inovador, só pode ser piada.
Pode ter gráficos e missões elaboradas, mas inovador?

disse em Sáb, 03/05/2008 - 22:25

Lenny por acaso você jogou GTA 4 para afirmar que não há inovações? Tem muita gente por ai que simplesmente não gosta do gênero do GTA e fica criticando sem nem ao menos considerar os aspectos positivos e negativos do jogo.

Eu sou muito fã das sérias GTA, gostaria de dizer que você está errado mas como ainda não joguei GTA 4 não posso afirmar nada, e o mesmo vale para quem critica.

Se você ja teve a oportunidade de jogar GTA 4 e realmente não achou inovador eu retiro meus comentarios à você.

Mucilon's picture
disse em Sáb, 03/05/2008 - 22:43

Gta é um bom exemplo de um game que ao mesmo tempo que hardcore também é casual,só não entendo o porquê de tanta gente dizer que GTA não tem uma boa historia pois o game tem um contexto bem bacana exemplo no Vice City.Antes dos acontecimentos do jogo Tommy era um soldado da família mafiosa Forelli,liderada por Don Sonny Forelli. Em 1971 ele recebe ordens de Sonny para matar um mafioso rival no distrito de Harwood em Liberty City, mas quando chega la eram onze homens o esperando o que o obriga a matar todos, mas ele acaba sendo preso, e passa quinze anos na prisão, e ganhando o apelido de'The Harwood Butcher'(O Açogueiro de Hardwood)

Em 1986 ele é libertado e volta a trabalhar para a familía Forelli, e imediatamente mandado para Vice City por Sonny para participar de uma troca de dinheiro por drogas. Durante a troca eles são atacados por assassinos mascarados contratados pelo chefão das drogas na cidade, Ricardo Diaz, no que resulta na perda do dinheiro, das drogas e a morte dos comparsas de Tommy. Ele acaba por encontrar e matar os responsáveis, e se torna um dos homens mais ricos e poderosos de Vice City, também se torna o lider da poderosa Vercetti Gang. Sonny Forelli, no entanto, continua exijindo sua parte nos lucros de Tommy, o que leva a confronta-lo. Forelli acaba revelando que sua prisão em 1971 foi planejada pelo próprio Sonny, o que leva Tommy a mata-lo, e todos os membros da Máfia em sua mansão, e emerge como lider de uma organização que tem o controle total da cidade.

Pow tá certo que muito do enredo de GTA VC é inspirado em filmes de Hollywood só que tem muitos que não empolga como GTA o cara começa do nada e vira o chefão da cidade precisa mais.

Se alimentado de informação

disse em Sáb, 03/05/2008 - 23:37

Eu sei que parece bobagem, mas quando fala-se de jogos e violência, sempre penso no conceito aristotélico de catarse, comparando à experiência da tragédia... talvez uma apropriação distante, mas a experiência virtual pode colocar nossas emoções sob controle, pode ensinar a administrar alguns desejos destrutivos inerentes a ser humano... permitir vivenciar o terrível sem necessariamente suprimi-lo, pondo rédeas a este aspecto de nossa natureza.

Bigode's picture
disse em Sáb, 03/05/2008 - 23:53

Resumindo: estuprar anões virtuais faz bem pra sua cuca.

"This isn't a videogame," he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. "This is a movie. I don't want a movie. I want a game." The interminable introductory cinematics weren't even half over at that point.

disse em Dom, 04/05/2008 - 23:26

Tem outra coisa irônica no comentário dele. Desde que saiu o GTA, não vi muita inovação. GTA é basicamente a mesma coisa. Armas novas? Carros novos? Gráficos melhores? Missões? Beleza, mas continua a mesma coisa, o que não quer dizer que seja ruim, mas ele se contradisse legal denovo.
___________
http://nodoadouniverso.wordpress.com

Spy7's picture
disse em Seg, 05/05/2008 - 09:11

Eu ainda prefiro os jogos casuais.
A ultima inovação que estou lembrado foi o Wii Remote. O resto é marketing.

disse em Seg, 05/05/2008 - 10:05

Eu não entendo essas guerrinhas idiotas que não são nada mais do que guerra de opiniões de pessoas usando cabrestos. Causual e Hardcore são rótulos que a gente colocou, mas que não mostram muito bem a realidade, não dá nem pra definir direito o que é isso. E em uma notícia anterior aqui no MeioBit muitos chegaram à conclusão de que o jogador é que é hardcore ou casual. Ou mesmo o momento daquele jogador é que pode ser diferenciado assim.
Dan Houser falou imbecilmente que os trilhares de jogadores acessando sites de joguinhos online NÃO EXISTEM.
E o Google ganhando dinheiro. Pergunta pra eles quantos clique vêm desses sites.

wallck's picture
disse em Seg, 05/05/2008 - 10:17
Eduardo Aguiar's picture
disse em Seg, 05/05/2008 - 12:17

Eu gosto de só passear no gta porque acho as missões chatas.
Se a historia for legal, eu vou fazendo. Se esbarro em uma muito dificil ou chata, desisto e vou só passear.
Já minha namorada e varios amigos proximos, zeram todas as missões. A alguns finais de semana passada, a esposa de um amigo estava zerando pela quarta vez God of War. Eu me senti um velhinho. xD

O problema é que todos queremos generalizar o pior, pelo nosso proprio ponto de vista. Existem muito mais pessoas e elas fazem olhar além de seus umbigos e seus wiimotes. ;D

Rodz's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 14:11

Ele deveria se preocupar é com o problema de congelamentos dos Consoles, tanto no PS3 quanto no Xbox360. ISSO SIM é preocupante. Bug feio!! Rockstar deu mole!!!



Design Wenetus