Meio Bit Games

Dori Prata's picture

Botões demais

doriprata2_06.05.08 O site GamePro fez uma matéria muito interessante criticando o fato de que os controles de videogame se tornaram muito complexos, possuindo em alguns casos (PS3 e Xbox 360) até 17 botões.

Para defender sua opinião, o autor do artigo usa como exemplo o sucesso que a Nintendo alcançou com o Wii e comentários de duas pessoas envolvidas com a indústria. Phil Harrison, chefe da Sony, teria dito que "Dar um controle a uma pessoa é como dar uma arma carregada ou uma granada sem o pino, eles não sabem o que fazer". Já Cliff Bleszinski, designer de Gears of War afirmou que "sempre achou que os controles de videogames possuem muitos botões".

Para concluir a matéria, eles enumeraram cinco características que deveriam mudar nos controles para facilitar seu manuseio:

- Reduzir o número de botões na "parte frontal" e nos "ombros"
- Transformar o "Start" e o "Select" em um único botão de menu
- Acabar com o direcional digital
- Usar sensores de movimentos
- Disponibilizar periféricos adicionais (Nunchuk, guitarras, baterias, etc)

Na minha opinião acho as medidas um pouco radicais. Particularmente não vejo problema na quantidade de botões presentes nos consoles de hoje e sim na forma como eles são usados. Se um jogo não tiver uma jogabilidade inteligente, não adianta o joystick ter 2 ou 30 botões. Outro detalhe é que milhões de pessoas jogam no computador usando teclado e não preciso dizer que ele tem muito mais botões que um controle, não é mesmo?

Notícias relacionadas

Igorqueiroz's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 09:16

Lembro como se fosse hoje, ter jogado o primeiro
Syphon Filter pro PS1, na época os controles
eram talvez os mais complexos da época, e alí
você sentia que tinham levado a jogabilidade do Dual
Shock ao apogeu.
Como o Dori disse, não importa se tem dois ou cem
botões, o importante é se eles são bem utilizados ^^

--------------

"Um sonho, não é nada mais que o primeiro passo para a realização"

Projeto: Desenvolvimento de Jogos - CE
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=46145544

Spy7's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 09:27

Demais mesmo. Só decoro alguns.
Nunca consegui pressionar R1, R2 e quadrado sem derrubar o controle.
O WiiMote tem basicamente A, B e direcional.
Se precisar de mais, o Nunchuk acrescenta C, Z e outro direcional.
Ficou 10!

malcan's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 10:23

Acabar com o direcional digital?? O cara é louco? E como vão ficar os jogos de luta?? vamos ter de comprar controles só pra eles?

A verdade nesse artigo está clara: eles querem que a industria dos games enriqueça mais ainda com a venda de perifericos, já que com um controle com poucos botões não irá servir pra todos os jogos.

Assinatura?? Só com a presença dos meus advogados!

Dark Fulgore's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 09:49

- Acabar com o direcional digital

Que coisa mais estúpida de se dizer, acabando com esse direcional a indústria dos Fighting Games acabaria no ato.
Ou a gente teria que comprar um periférico com um Direcional Digital pra jogar um simples jogo de lutinha?

Eu acho o Wii meio putaria em relação à isso ae.
Com o Wii Fit e os escambau, se alguém quisesse fazer exercício, saía de casa e faria, e não nisso ae.
Eu quero é apertar botões e não ficar dançando e equilibrando em frente a TV.

www.SpeedRuns.net
www.youtube.com/DarkFulgore

Spy7's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 10:06

Wii Fit é só um jogo (ou seja lá o que for). É como dizer que PS2 é estranho pq tem aquele Guitar Hero, e a gente tem que comprar uma guitarra com botões colorido, mas eu prefiro um video-game que use direcional.
A maioria dos jogos Wii dá para jogar sentado usando direcional analógico e botões. As vezes o direcional digital ou o cursor (tipo um cursor de mouse que se move apontado para a TV).

Dark Fulgore's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 10:17

Mas o Guitar Hero não vem com promessas de fazer exercícios e ter uma vida saudável jogando.

E esse novo Pole-Dacing que vai ter pro Wii?
É só boato ou é verdade?
Porque é ridículo.
Eles empolgam com a mecânica do Wii e só começa a fazer coisa bizarra.

www.SpeedRuns.net
www.youtube.com/DarkFulgore

Spy7's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 10:26

Dança no poste?? Hahaha... q bizarro.
Não conhecia. Deve ser verdade, fazer o que.
De qualquer maneira não vou compra-lo mesmo, nem Wii Fit.
Prefiro Kart e futebol.

Rodmalkav's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 11:16

Parece que o negócio é sério, pelo menos por parte de quem tá pensando na idéia, já que ainda estão procurando parceiros (ui) para desenvolver o produto.

Cada coisa que aparece.



Se descobrir que está caindo na loucura, Mergulhe

dnunesbr's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 09:51

Falou e disse Malcan. Nunca curti o controle Analógico pra games de lutas. Nem mesmo nos fliperamas me dava bem com o manche, sempre preferi e fiz muito mais juz às minhas habilidades em games de lutas no controle digital.

disse em Ter, 06/05/2008 - 10:40

Eu encaro isso como uma "nova (e péssima) visão de mercado": devido ao sucesso do Wii, graças aos "jogos" feitos para jogadores casuais. Com isso, nota-se que cada vez mais os jogadores mais hardcore são deixados de lado.
E o próprio Wii é a prova cabal de que menos botões não são garantia de jogos melhores. A quantidade de tranqueiras que sai para o console apenas para evidenciar o sensor de movimento é gritante...

disse em Ter, 06/05/2008 - 12:35

sai muita porcaria mesmo para o wii, mas por parte das thirdies que querem inovar demais e extrapolam na dose, porém os jogos das franquias consagradas da nintendo aproveitam bem os sensores e são ótimos jogos, quem sabe no futuro os parceiros aprendam a desenvolver pro wii e parem de fazer ports de jogos do ps2.

Mas só a nintendo ter conseguido algo que as outras empresas pensam em copiar é uma vitória, já li que estão desenvolvendo controles com sensores de movimento p o xbox360, tipo outra evolução do passado da nintendo que foi os botões nas ombreiras, padrão hoje em todos os consoles.

inovação é com a nintendo

Rodmalkav's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 11:18

Eu acho que com muitos botões os jogos podem acabar exigindo que você os use combinados para fazer determinadas ações. Lembro que eu joguei Rainbow Six para PS2 e tinha comandos que exigiam apertar até 3 botões simultâneamente para executar uma ação mais rápido (tipo mandar o time atacar jogando granada e invadindo).

Bons tempos em que a única dificuldade nos controle era você fazer "Frente, Frente, Baixo, Baixo, Chute Baixo" no tempo certo.



Se descobrir que está caindo na loucura, Mergulhe

disse em Ter, 06/05/2008 - 11:26

Usuário burros só vão se contentar mesmo quando toda a parafernália digital de hoje em dia tiver uma interface que se resuma a um botão. Você aperta e sai um gênio digital: "O que deseja, mestre?"

hmm, pensando bem, nem isso. Eles vão querer mesmo é que o botão adivinhe o que eles querem fazer... :P

disse em Ter, 06/05/2008 - 12:09

"Acabar com o direcional digital" esse é o direcional com setas?? Não sei quanto a todo mundo, mas eu gosto do direcional antigo hehehehe

Botão nunca é demais, desde que eles não sejam difíceis de alcançar... se colocassem mais botões no controle do ps eu não acharia ruim mas é claro que para isso teria que ter alguma função importante para os novos botões.

A única coisa que eu posso concordar com a matéria é que a parte traseira dos controles não é bem utilizada, mas se fosse como o caso que eu citei de criar novos botões eles poderiam sem problemas serem instalados na parte traseira do controle.

E uma opinião pessoal, acho que esse autor da matéria deve ter uns 2-3 dedos a menos...

Keaton's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 12:19

well.. os jogos que eu jogo no computador.. tem 4~6 teclas no teclado e mais 2-3 no mouse.. e olha lá.

disse em Ter, 06/05/2008 - 13:05

Não dá pra imaginar jogos hardcore com menos de 10 botões...

Bigode's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 16:26

Mars Matrix, da Takumi. Um direcional, um botão. É quase tão hardcore quanto um Garegga ou Ibara, que usam um direcional e quatro botões.
Sim, nenhum deles é de pausar o jogo, quer descansar e relaxar joga outra coisa q.
"This isn't a videogame," he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. "This is a movie. I don't want a movie. I want a game." The interminable introductory cinematics weren't even half over at that point.

disse em Ter, 06/05/2008 - 14:08

pra mim tá perfeito, me adapto aos controles rapidamente, e sou um dos "mid-core" gamers, não gosto de várias funções num mesmo botão, dependendo do quanto você pressionar, ou algo do tipo, prefiro cada botão com sua função.

Guido's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 14:15

w,a,s,d... q,e... 1,2,3,4,5... f... shift(1,2,3,4,5)... ctrl(1,2,3,4,5)...
+ mouse

e as vezes ainda acho pouco...

A grande diferença é saber deixar o jogador a vontade com os controles em um jogo.
_____________________________

Glory to the Alliance!
Darkas
Altar of Storms

Tovarisch's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 17:16

Nem imagino de que jogo são essas teclas q tu usa... ehehehe

Esqueceu da mais usada o tempo todo: espaço

=P

Guido's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 13:36

auehuaeea... verdade...

mas acho que eu só ia lembrar dela se jogasse de NE...

deviam renomear a raça para kangaroo-elfs
_____________________________

Glory to the Alliance!
Darkas
Altar of Storms

disse em Ter, 06/05/2008 - 14:19

Eu não me importo, por exemplo, com o controle do PS1/2, que tem uns 13 botões(contando R3 e L3, e considerando o D-Pad como um só). O problema pra mim é, por exemplo, a aberração que era o controle do Gamecube, que tinha os botões na configuração mais bisonha que eu já vi, e os "ombros" eram muito esquisitos de apertar...

Mas até que não é má idéia parar com essa p-taria de trocentos botões. Se é pra ter 26 no meu controle, eu jogo PC. ;)

Bruno Guedes
-- Toupeira Profissional
-- Blogger em Treinamento
-- Universitário
-- Gamer nas Horas Vagas

Bigode's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 16:33

Olha o controle casual perfeito:


/---------\
|..[WIN]..|
\---------/

Quero ver alguém chorar que o jogo é complicado demais agora. Pra quê outros botões?

O que eu não gosto é de jogos que não deixam vc configurar o que os botões fazem. Pra mim não tem problema o jogo ter 666 botões.

"This isn't a videogame," he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. "This is a movie. I don't want a movie. I want a game." The interminable introductory cinematics weren't even half over at that point.

Dark Fulgore's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 16:58
Bigode's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 17:31

TIO ESSE JOGO É MTO COMPLICADO, EU APERTEI UM BOTÃO E VENCI EBA DEPOIS APERTEI O BOTÃO E PERDI TOU CONFUSO!

Bosta de porcaria ali em cima, saiu desalinhado, era pra sair

A
S
S
I
M

/---------\
|..[WIN]..|
\---------/

Bem, roubaram a minha idéia do "Game Over: The Game" (depois fui descobrir que um jogo com o nome de Game Over já existe mas não é igual minha idéia), que é parecido com esse aí, mas não tem botões, só a mensagem "Insert Credit to lose". Dae quando o cara mete a ficha, bem, deduza.
Imagina, seria ao mesmo tempo o jogo mais hardcore (precisa de uma quantidade obscenamente absurda de habilidade pra vencer) e o mais casual (precisa ser obscenamente idiota pra não entender).
E ia ser quase obrigatório sair um fact - "Chuck Norris 1CCed Game Over: The Game".
Claro que ia ter a sequel - "Congraturations: A Winner is You", mas o pessoal não vai gostar pq "o jogo ficou fácil demais, o primeiro era mais tenebroso", "o final é desapontador", "não tem continues", "tem continues demais", "é curto demais", "tetris1d o tornou obsoleto", etc.

"This isn't a videogame," he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. "This is a movie. I don't want a movie. I want a game." The interminable introductory cinematics weren't even half over at that point.

Dark Fulgore's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 17:54

ahEUheuahAUEheauhaeu
Carai, esse Tetris 1D eu nunca tinha visto. Que doidera. xD

E o seu controlinho estava perfeito sim, só que depois que eu quotei sua mensagem, bugou tudo.
Culpa minha. 8)

www.SpeedRuns.net
www.youtube.com/DarkFulgore

Ale Picoli's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 17:40

Eu acho que controles têm botões demais.
Acho que não conseguir pensar em uma interface com menos botões que seja ao mesmo tempo intuitiva e deixe um jogador hardcore feliz é estreiteza de pensamento. Estamos presos a alguns modelos que parecem imutáveis (eu jogo WoW e sei bem disso), mas poxa, se ninguém pensasse em interfaces diferentes não teríamos saído do videojogo até agora. O desafio é exatamente esse: como tirar botões sem limitar os recursos de um jogo?
Os desenvolvedores deviam parar de investir só em gráficos e animações, dar um trocado a mais pros roteiristas e colocar gente pensando nesse papo de interface também. SERIAMENTE. O Wii faz o sucesso que faz justamente pq alguém pensou e executou uma interface diferente.

http://eutambemjogo.blogspot.com

honeyflash's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 18:28

Não curto esse negócio de periférico pra isso, periférico pra aquilo. Deixa a empresa rica e o jogador pobre.

Menos botões? Olha, joguei Splinter Cell Pandora Tomorrow do PS2 e achei o máximo usar praticamente todos os botões quase ao mesmo tempo. Na minha percepção aumentou a gama de movimentos e ações que o personagem (Sam Fischer) poderia fazer. Curti. Acho que é gosto pessoal mesmo.

Mas concordo tambem que Frostbyte e Hero do Atari só pecisavam de botão e manche pra passarem a mensagem que tinahm que passar, o desafio que tinham que nos impor.

E pelamordedeus, não me falem em acabar com botão digital. Eu curto os fight games e prefiro jogá-los com o joystick arcade que tenho, mas jogar um RPG num controle desses não é nada agradável...

disse em Ter, 06/05/2008 - 18:37

Acabar com o digital sem chance mesmo, mas concordo com muitos aqui. Há botões demais. Claro que devem ser bem usados, mas na maioria dos jogos do PSX, PS2 não se usava nem metade dos botões, e de vez em quando somos obrigados a usar, sendo que não é necessário. Acho que deveriam pensar melhor em como utilizar os botões do que em adicionar mais botões. E repito, nada de acabar com o direcional digital.
___________
http://nodoadouniverso.wordpress.com

Bigode's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 19:33

SUPER PAUSE

Dori, plz, se tu puder baixar o demo dessa coisa, confirme ae. Acho que exageraram um pouquinho nos controles desse jogo com coisas como Double Crouch, Super Pause, Feel Remorse, e olha os usos pro dpad q.

Imagina o chefe se mijando de medo "Oh não ele tem o poder da SUPER PAUSA vai me trucidar!".

"This isn't a videogame," he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. "This is a movie. I don't want a movie. I want a game." The interminable introductory cinematics weren't even half over at that point.

Dori Prata's picture
disse em Ter, 06/05/2008 - 19:59

hauauauhauhuahuah 4 controles ao mesmo tempo seria pouco para este jogo.
____________________
Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

Miyu's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 12:31

Opinião geral: Cada um joga do jeito que quiser e é legal que as empresas do ramo busquem novas formas de se jogar que agradem mais tipos de jogadores, sem deixar de lado os que já estavam contentes antes!

Opinião super pessoal: Eu também acho que muito controle atrapalha. Pode me chamar de topeira, mas não acho que o meu entretenimento demande tanta complexidade. Aliás eu tenho trilhado o caminho feliz dos games mesmo: uma touch screen e uma stylus me garantem muito mais diversão que 3847289734 botões. Não tem coisa pior que começar um jogo novo, pegar o controle e pensar "E agora?". Isso corta um bom naco da minha empolgação inicial!

E também sempre fui a favor da extinção do select, ow coisinha inútil!

Hazger's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 15:11

Nossa eu até hoje olho pro dual shock e penso que tem poucos botões e funciona tão bem eu consigo praticamente apertar os 8 (quadrado, circulo, triangulo, X, os Rs e Ls)ao mesmo tempo.
Entendo que tem pessoas que não conseguem fazer isso mas diminuir os botões nunca, "Metal Gear Solid 3" por exemplo se tirar 1 botão estraga o jogo (Ta ok o "select" pode tirar e colocar o radio no start) GoW(o god não o gears) idem, jogos de tiro então pra min falta botão (nada supera ASDW123456ZXC "SHIFT "CTRL" "SPACE") e simuladores de vôo então nem penso em jogar no video game até hoje lembro o meu fascínio ao pegar o "F22 L2" e ver que usava praticamente o teclado inteiro (e demorar horas pra conseguir tirar o avião do solo).
Certamente um controle de game cube e N64 não são nem um pouco amigáveis (até eu tenho medo do controle do game cube e só joguei "smash" e "mario kart" nele) mas o dual shock é.

E se poucos botões são melhores porque quando lançaram o Brawl MUITOS donos de Wii compraram controles de game cube para usar com o jogo?

Dori Prata's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 15:16

Posso estar enganado, mas acho que todas as pessoas que reclamam do controle do Cube é porque nunca tiveram um.
____________________
Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

Hazger's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 15:42

Pelo menos dessa vez não está enganado
um amigo meu tem e a primeira vez que olhei para aquele controle fiquei sem saber o que fazer com os botões em volta do "A" grandão.
Mas com o tempo o controle ficou mais amigável (embora o "Z" na frente do "R" até hoje não me adaptei)
Nos jogos que joguei não achei a utilidade do "C" (o direcional amarelo) e o "L3" (aquele direcional ...) (joguei só 2 jogos não da pra falar que tenho conhecimento do video game :P)

Dori Prata's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 17:09

Pra mim o único defeito do controle do cube é o botão Z. Gosto demais desse controle.
____________________
Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)!

Spy7's picture
disse em Qui, 08/05/2008 - 08:14

De fato, aquele botão Z, assim como o R2, são horríveis.
O C, L3 são excesso de botões. Praticamente nunca são usados.
Quanto ao Wii, a primeira vez que joguei Mario Strikers, quase levantei pra buscar o controle antigo do Game Cube. Não pq um controle é melhor q outro, mas pq estava tão acostumado a sequencia de botões e jogar sem pensar, q fiquei totalmente perdido. Querendo jogar, mas tendo q procurar que botão chutava e qual passava.

Bigode's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 19:48

Tu tem que ver é um roguelike tipo nethack. Usa TODO O TECLADO, TODO O TECLADO COM SHIFT, e tem ainda símbolos especiais e alguns comandos que você tem que digitar, tipo #pray.
MGS 3 poderia facilmente ser implementado com dois botões, 3 gatilhos, um direcional e 2 eixos a menos. Hell, nunca joguei o Ops do psp mas ele deve ser mais ou menos assim, só que alguns botões a mais e o direcional.
Tem god hand, que usa todo o dualshock menos o direcional digital (que deveria fazer a mesma coisa que os 2 eixos analógicos mas não faz... saco).
E, sinceramente, pqp, deveriam colocar uns botões pra rebobinar os filminhos do mgs3 e talz, pq metade do jogo é filminho.

"This isn't a videogame," he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. "This is a movie. I don't want a movie. I want a game." The interminable introductory cinematics weren't even half over at that point.

disse em Qua, 07/05/2008 - 21:10

Essa do jogo do Brawl lembra uma análise que eu li, como o autor era acostumado a jogar o super smash bros meele, (o do game cube) ele não se adaptou com os controles do wii, porém o brawl pode ser usado com todos os controles do console, logo se a pessoa gosta de muitos botões ou de poucos terá um jogo sob medida, praticamente 4 tipos diferentes de joystick, numa realidade americana ter esses acessórios todos não é tão caro, no Brasil a realidade é outra.

Dark Fulgore's picture
disse em Qua, 07/05/2008 - 17:49

Pra falar a verdade eu só preciso de 6 botões e um direcional digital. 8)

www.SpeedRuns.net
www.youtube.com/DarkFulgore

Spy7's picture
disse em Qui, 08/05/2008 - 08:16

Concordo. Seis botões é suficiente.
Dependendo do jogo, até menos.



Design Wenetus